sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Caminho para Cristo: Samuel


Continuamos a percorrer a “estrada para Jesus Cristo” no Antigo Testamento. Hoje, iremos conhecer a vida de Samuel. Samuel foi o último juíz de Israel e o primeiro profeta.

Quando olhamos para a Bíblia com os nossos olhos, podemos cair no erro de observar as histórias na perspectiva de obtermos o que as personagens tiveram, principalmente as vitórias por eles alcançadas. É curioso que tendemos a almejar aquilo que receberam, mas não desejamos aquilo que sofreram. Termos uma visão deste género pode trazer-nos alguns dissabores.

Aquilo que esperamos de Deus reflete o nosso carácter.

Cristo é a chave para a interpretação das Escrituras. A Bíblia é composta de histórias dos actos de Deus com vista à consumação da redenção por meio de Jesus Cristo.

Os acontecimentos relatados nas páginas da Bíblia são respostas à exigência da Palavra de Deus, logo não podem ser considerados modelos a serem aplicados a toda a Igreja.

O centro da Palavra é Cristo, pelo que temos de ver as Escrituras à luz de Cristo. Sendo assim, não se deve estabelecer relação directa entre um personagem e um crente. 

Hoje, iremos abordar a vida de Samuel...

O nome “Samuel” significa “Pedido de Deus”, pois o seu nascimento resultou da oração fervorosa de sua mãe (talvez por saber disso, Samuel foi um homem de oração).

Ana, sua mãe, desejava ter muito um filho e orou incessantemente para que Deus lho concedesse. Como retribuição, ela o entregaria a Deus e ao Seu serviço.

Muitas vezes, servimo-nos desta oração de Ana para, no nosso íntimo, validarmos os pedidos que dirigimos a Deus. “Assim como Ana pediu e obteve, eu também posso pedir e alcançar o que desejo”.

A verdade é que Ana não pediu o filho para si, mas para o dedicar ao Senhor. Serão assim todos os nossos pedidos? Seremos nós capazes de entregar a vida dos nossos filhos para o ministério? Seremos nós capazes de dedicar ao Senhor  tudo aquilo que Ele nos proporciona? Tremendo desafio.

Eis o ambiente em que Samuel foi criado: Ao mesmo tempo que os filhos de Eli se iam corrompendo, Samuel crescia e era agradável tanto para o Senhor Deus como para os homens (I Samuel 2:26).

A chamada de Samuel é uma das mais conhecidas em toda a história da Bíblia. Leiamos I Samuel 7:2-6.

V. 3 – Chamada ao Arrependimento.

V. 8 – Certeza do que Deus pode fazer (Fé).

V.9 – Clamor... O Senhor ouviu.

V.12 – Certeza de onde vem a vitória.

Passemos, agora, para I Samuel 8:1-8... Analisemos este texto:

V.3 – Filhos desobedientes.

V. 5 – A grande mudança de Israel passa por aqui.

O povo queria um rei que os pudesse julgar, mas, na verdade desejavam ser como os outros povos.

Percebemos, aqui, que muitos dos nossos erros são o resultado de olharmos para os outros a fim de definirmos o rumo da nossa vida.

Quando queremos viver a vida de forma semelhante à dos não cristãos, estamos a rejeitar o senhorio de Cristo e a dizer-lhe que Ele não sabe o que é melhor para nós; que somos nós que sabemos.

O povo, insatisfeito com o julgamento da parte do Senhor, também não confiava na Sua protecção.

Percebemos também neste texto que a rejeição dos líderes espirituais dados por Deus é, de certa forma, a rejeição do próprio Deus.

Samuel experimentou a mesma rejeição de Jesus Cristo... A grande diferença é que Cristo deu a Sua própria vida para dar-nos a Vida.

O povo foi em frente com aquela escolha, mesmo após ter sido alertado para o que iria acontecer: passariam a lutar por si e os reis que eles tanto desejavam iriam retirar-lhes todos direitos.

A rejeição de Deus é a consequência natural para o ser humano não regenerado por Deus. No entanto, estes continuam a usufruir da Graça comum.

Chegará o dia em que as pessoas perceberão as consequências e a ausência total de Deus – O Inferno.

V.18

Aqui, está em evidência a rejeição de Deus... Um dia clamarão... (Mateus 7:22-23)

V.19

Este versículo mostra a teimosia e arrogância de quem acha que pode viver sem Deus.

V.20

Este vers odestaca  o que o povo pensava. Tinham má memória para a adoração e uma excelente memória para a petição.

I Samuel 10:19:  Este versículo confirma a rejeição do povo para com Deus. Saúl é escolhido para Rei, mas, mais tarde, seria rejeitado por não ter cumprido a Palavra do Senhor.

Nenhum comentário: